De acordo com um relatório divulgado pela Justiça do Trabalho, o número de processos trabalhistas vem crescendo nos últimos anos. Entenda como isso afeta as grandes empresas e como a tecnologia pode ajudar a otimizar as rotinas jurídicas empresariais.
Em 2024, a Justiça do Trabalho apontou um recorde de processos recebidos, superando a marca de 4 milhões. O maior volume já registrado nos últimos 20 anos. O dado revela não apenas a complexidade das relações trabalhistas no Brasil, mas também mostra o desafio que muitas empresas têm enfrentado na atualidade: o de gerenciar um fluxo elevado de contencioso trabalhista.
Afinal, com o aquecimento do mercado, houve também um aumento significativo na rotatividade de profissionais, o que intensificou as disputas judiciais envolvendo verbas rescisórias, depósitos de FGTS, indenizações por danos morais e outras demandas recorrentes.
Hoje, mais do que nunca, as organizações precisam estar preparadas para lidar com essas ações de forma rápida e segura. Mas, como fazer isso? É o que você vai descobrir neste conteúdo. Separamos algumas dicas para ajudar você a enfrentar esse cenário com planejamento e estratégia.
Leia também:
- Como automatizar a gestão jurídica?
- Inteligência Artificial (IA) no Direito: possibilidades de uso!
- Myrthes é referência na automação jurídica e ganha prêmio Best Performance 2024
O impacto do aumento de processos trabalhistas nas grandes empresas
O crescimento expressivo do contencioso trabalhista gera efeitos diretos sobre as empresas de grande porte. Listamos os principais impactos, logo abaixo.
Pressão sobre departamentos jurídicos
Com o aumento do número de ações, os advogados internos ou terceirizados pela empresa, precisam lidar com mais demandas simultaneamente. Isso pode gerar sobrecarga e aumentar a probabilidade de erros, atrasos e decisões menos estratégicas.
Riscos e passivos trabalhistas
Processos acumulados podem levar a pagamentos de indenizações inesperadas, multas e passivos trabalhistas elevados. Empresas que não acompanham cuidadosamente cada caso correm o risco de comprometer sua saúde financeira e reputação.
Necessidade de eficiência operacional
A gestão do contencioso não pode ser isolada do restante das operações da empresa. É fundamental que processos internos estejam alinhados, garantindo que as áreas jurídica, financeira e administrativa trabalhem de forma integrada.
Reputação e cultura da empresa
Um volume elevado de processos também pode gerar insegurança entre colaboradores e afetar a relação entre a empresa e o funcionário, tornando a comunicação e o acompanhamento de políticas internas ainda mais importantes.
Mas, como as empresas podem gerenciar os processos com eficiência?
Para encarar esse desafio, as empresas precisam estar atualizadas. Ou seja, preparadas para adotar medidas baseadas em tecnologia, gestão de pessoas e processos. Veja o que pode ser feito a seguir!
Mapeamento de riscos e priorização de processos
Sabemos que os processos trabalhistas movidos contra uma empresa podem ser de diversas natureza. Porém, nem todos possuem o mesmo impacto financeiro ou estratégico nos negócios. Por isso, é importante classificar os casos de acordo com a relevância e potencial risco. Assim, será possível focar nas ações mais críticas.
Acompanhamento de indicadores e relatórios
Acompanhar métricas como volume de processos por área, tempo médio de tramitação e índice de sucesso em defesas judiciais possibilita decisões baseadas em dados, não apenas em percepção. Essa visão estratégica ajuda a identificar gargalos e priorizar ações.
Automatização de tarefas
Sistemas digitais permitem controlar prazos, organizar documentos, criar peças de defesa de forma automática, fazer resumo de processos jurídicos e muito mais. Ou seja, eles ajudam a reduzir a probabilidade de erros que podem atrapalhar o andamento das ações e, além disso, aceleram a gestão dos contenciosos.
Portanto, ter um software jurídico é fundamental para garantir um fluxo de trabalho otimizado. Se a sua empresa ainda não utiliza a tecnologia a favor, é hora de repensar. Fale, agora mesmo, com um dos nossos especialistas e saiba como a Myrthes, uma ferramenta jurídica moderna, com IA Generativa, pode simplificar o dia a dia do seu negócio.
Chega de perder tempo! Maximize o desempenho da sua equipe e proteja a sua empresa contra passivos trabalhistas desnecessários.